Boa noite, Pessoal.
Irei compartilhar com vocês agora a história do meu primeiro dourado pescado no rio que passa na fazenda do meu avô.
Rio: Piranga
Dia: 03/05/2008
Tudo começou no dia no dia do trabalhador (01/05). Decidi ir passar o tempo tentando pegar umas tilápias no laguinho da fazenda. Fiz uma linhada de mão com linha 0,35. Preparei uma massa com farinha de trigo e ração de peixe. Depois de tentar por algum tempo, uma grande tilápia bateu. Não cheguei a pesar a bicha, mas acredito que ela tenha por volta de 1kg. Vejam a foto abaixo:
Ao limpar a tilápia lembrei de uma dica de um companheiro de pesca que encontrei no pesque pague Engenho: "Já vi várias pessoas que pegaram dourados com tilápias iscadas. Também conheço pessoas que só iscam a cabeça da tilápia e tem sucesso pescando dourados...". Então tomei a decisão, cortei a cabeça da tilápia com pedaço de tripa e tudo e com o resto fiz dois filezinhos de tilápia.
Ao procurar um anzol na minha caixa de pesca notei que a cabeça da tilápia era muito grande (do tamanho do meu punho fechado). Em tom de brincadeira, peguei meu maior anzol encastoado 10/0 e falei com minha namorada: "vou iscar a cabeça aqui para pegar uma baleia!"
Bora eu para o rio, 20m de linha 050, um chumbo, encastoado 10/0 e uma cabeça de tilápia. Escolhi um ponto bem abaixo da fazenda, perto do terreiro de pedra. Joguei a linhada no rio e amarrei a linha numa goiabeira...
No outro dia, 02/05, logo pela manha fui olhar a linhada. Nada tinha acontecido. :-( a cabeça da tilápia estava la inteirinha no anzol. Notei que a correnteza jogou a linhada para a beirada do rio.
Lancei a linhada novamente e arrumei um esquema fincando um bambu na margem para evitar que a linhada fosse para a beira do rio. Nesse dia fui pescar em um pequeno lago na propriedade na minha mãe. Pesquei algumas tilápias e caras para passar o tempo...
No dia 03/05 pela manha, voltei ao rio, descrente e comecei a recolher a linha. Mas tinha algo diferente, a linha estava pesada. Primeiramente, pensei que a linha estava agarrada em algo no fundo do rio. Para minha surpresa, após puxar alguns metros de linha, o rei do rio deu a sua cara, dando um salto magnífico. Ai começou meu desespero: Sozinho, na beira do rio, sem um alicate ou faca, sem puça e com um douradão preso na linha.
Nesta hora busquei a calma que ainda restou em mim, deixei a linha esticar e pensei: "Se fosse para esse bicho fugir ele já tinha fugido então eu vou pegar ajuda e o meu puça."
Voltei para a fazenda gritando: "Pessoal, ajudaaaa! Tem um douradão na linha! Pega o puça!!!" Assim como eu fiquei assustado, todos ficaram catatonicos. Tive eu mesmo que pular o muro, pegar o puça e ir para beira do rio. Por sorte um velho pescador e amigo meu Zezé, apareceu de traz do curral e veio me ajudar. Então combinamos: "Zezé, vc puxa a linhada, com calma, e quando o dourado bobear eu passo o puça nele." Fiz isso pois o momento onde o Dourado pode fugir é exatamente na hora de passar o Puçá.
Foi incrível, Zezé começou a puxar a linha com calma, eu com o puça na mão e minha namorada com o celular filmando. Como vocês mesmo podem conferir no vídeo abaixo, o Rei do Rio deu seu show, e para pega-lo tive que cair na água literalmente... Todo esforço foi válido e hoje tenho a foto com o grande troféu da minha vida. Até este dia, ninguém tinha pescado um dourado na frente da fazenda e eu tive esta grande honra. Após 20 anos pescando no rio da minha infância, consegui meu grande trofeu, pois pescador é sempre crente e otimista além de tudo.
Vejam as fotos e o vídeo do troféu de 6kg:
Eu no terreiro de pedra
Eu e Zezé
Video: "PQP Zezé!!! É hoje o dia!!!! Eu tô feliz!!!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário