Boa Tarde, Companheiros.
Essa foi minha primeira pescaria do ano, e se continuar deste jeito será um ano incrível.
Depois de muito adiar a pescaria por causa das chuvas em Belo Horizonte, marquei com meu amigo Tô Garrado, de ir pescar no último fim de semana de Janeiro, fazendo chuva ou sol!
Tivemos muita sorte e foi um sábado de Sol. O Tô Garrado levou sua namorada Dani e eu levei minha noiva Carol. O Local escolhido foi o Pesqueiro engenho, próximo a Belo Horizonte. (veja reportagem:
http://homerpesca.blogspot.com/2009/01/pesqueiros-prximos-belo-horizonte.html)
Acordamos cedo e partimos para o Pesqueiro. Chegamos lá por volta das 07:45hs. Selecionamos nossa tenda de pesca e montamos o equipamento:
Pesca de fundo
2 - Varas de 20lbs, molinete, linha 0,35 monofilamento, Chumbo, encastoado e azol chinu.
1 - Vara de 20lbs, molinete, linha 0,35 monofilamento, Chumbo, encastoado e azol Wide Gap. (Para pescar com tilapinhas vivas...)
Pesca na superfície
1 - Vara de 20lbs molinete, linha 0,35 monofilamento, Boia Torpedinho, 1 metro de linha 0,35 e anzol chinu (Sem encastoado para boiar).
Pescaria de Artificial
1 - Vara de 17lbs, carretilha perfil baixo, linha 0,19 MultiFilamento, 1 metro de lider 0,50 .
Iscas: Salsicha, Coração de Frango, Bife de Boi, Massa Carnivora e ração com pinga/alcool (
http://www.fishingtur.com.br/pescaria/racao-na-pinga-aprenda-passo-a-passo-a-fazer-a-sua-racao-na-pinga/);
Inicialmente cevei alguns pontos do lago com ração de coelho (Pois ela afunda.) e a Ração do Pesqueiro que boia.
Para tentar pescar os pintados, isquei 3 varas de fundo com Tiras de Bife e Coração.
Na pesca com boia, usei a ração com pinga que ficou flutuante.
OBS: Na pesca do Pintado, deve-se arremessar bem próximo a margem.
A primeira ação do dia foi um pintado, que bateu no bife de fundo. Ao tentar regular a Fricção do molinete, a linha arrebentou ... :D (acontece)
Peguei uma vara de mão e pesquei uma tilapinha. Isquei a tilapinha no anzol wide gap e lancei com o conjunto de fundo bem no meio do lago. Normalmente batem uns tambacus na tilapinha, mas este sabado não tive sorte.
O conjunto que deu mais resultado foi a montagem com boia iscando a ração com pinga.
Na primeira ação do dia, a boia torpedinho afundou e eu fisquei o peixe. Como era a primeira pescaria da Dani, deixei ela tirar o peixe. Mas foi ai que algo estranho aconteceu, a Dani que pesa 45kg estava tendo muita dificuldade em recolher o peixo. O Tô Garrado pegou a vara e começou a trabalhar... Depois de alguns minutos ele falou: Homero, assume aqui que o peixe é grande...
Peguei a vara e começei o trabalho... Depois de recolher algum tempo, estava lá o meu maior peixe pescado em um pesqueiro, um surubim de mais de 13kg... O Tô Garrado teve muita dificuldade em tirar o peixe com o puça eu eu tive muita dificuldade de carregar o peixe. O Ponto é que o suruibim estava na lagoa errada, então tivemos que levar ele para a lagoa certa .... hehehehehe ... Ao tentar pesar o bixo, vimos que o alicate estava machucando a boca dele, então anotamos o ultimo número 13kg, mas acredito que ele pesava mais...
Após o Surubim, pegamos mais pintados e grandes tilápias. Os peixes estavam atacando bem a ração flutuante e salsicha no fundo.
Um ponto complicado do dia foi um pintado que literalmente engoliu o anzol com a salsicha de fundo. Tivemos que pedir ajuda ao pessoal do Pesqueiro para tirar o anzol, pois meu alicate não chegava no fundo da boca do peixe. Com o alicate correto, conseguimos liberar o peixe sem problemas.
Bem. Esta foi uma boa pescaria, e consegui bater meu recorde. Esse ano promete!!!!
Vejam as fotos abaixo:
Montagem da Boia Cevadeira
Colocando ração com pinga no anzol
Carol e seu pintado
Carol com uma Tilápia
Eu com um Pintado
Tô Garrado e Dani com uma tilápia
Devolvendo o Surubim de 13kg a lagoa
Todos segurando o Trofeu
Tô Garrado trabalhando
Trabalho para tirar o anzol que o peixe engoliu
Soltando o peixe depois da cirurgia
Ferramenta certa para remover o anzol