terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dourados em Três Marias 18-11-2013

Após 2 anos, consegui voltar a Três Marias para reencontrar os dourados do rio São Francisco. Tentei marcar esta pescaria antes com meu colega Sidney, mas não consegui. Ai devido a alguns replanejamentos das minhas ferias, recebi um convite do meu companheiro de equipe Igor e sua família para conhecer uma fazenda nas margens do rio.

Após 2 anos, consegui voltar a Três Marias para reencontrar os dourados do rio São Francisco. Tentei marcar esta pescaria antes com meu colega Sidney, mas não consegui. Ai devido a alguns replanejamentos das minhas ferias, recebi um convite do meu companheiro de equipe Igor e sua família para conhecer uma fazenda nas margens do rio.

Desta vez, sem muito planejamento coloquei as malas no carro e fui me encontrar com o pessoal em Três Marias. Combinamos de encontrar no posto Mar Doce as 8:30hs, mas cheguei em Três Marias por volta das 7hs. Aproveitei para dar passar na casa do Renatinho, amigo e guia de pesca no São Francisco. É muito bom rever os amigos em uma pescaria. Colocamos o papo em dia, e fiquei de ligar a noite para marcamos uma pescaria juntos. Ele aproveitou para me mostrar as casas que está alugando para pescadores bem próximo a ponte do Rio São Francisco. No final do relato coloco mais informações e fotos das casas.

Na conversa com o Renatinho, ficou claro que a época do defeso Nov/Fev é excelente para pesca de dourados com isca artificial. Isso porque sem a pressão da pesca profissional na região, aliada com a subida dos peixes para desova proporciona muitas ações na pescaria.

Chegamos na fazenda por volta das 13hs e o Igor já começou a tarde pescando uns douradinhos no tablado da fazenda. Enquanto isso eu arrumava o material. :D Após o almoço, pescamos embarcados próximos a cachoeira grande de tarde e tivemos algumas ações.

Nos dois dias seguintes, pescamos com o Renatinho. Foram dois dias excelentes de pesca. Pegamos muitos peixes durante todo o período do dia, muitas vezes fazendo dublês de dourados. A maior parte das ações foram nas iscas de meia agua, mas também tivemos sucesso com Helice e Poppers.

É indispensável o uso de encastoado de aço e um bom lider de fluocarbono. Isso ocorre porque muitas vezes quando pegamos um peixe, vários outros vem acompanhando o mesmo, tentando roubar a isca dele. Esta ação faz com que os peixes entrem em contato com a linha que está esticada na briga com o peixe fisgado e se eles encostarem no multifilamento a linha é rompida.

O Dourado durante a briga tem o comportamento diferente do Tucunaré. Ele segue a isca até embaixo do barco e muitas vezes bate quando estamos com a isca próxima ao barco. Pescando de artificiais, não é necessário fisgar o dourado. Basta firmar a linha quando ocorrer o ataque colocando a ponta da vara para cima. Se pegar proximo ao barco, após o ataque, deve-se dar linha ao peixe mas mantendo a linha esticada. :D É pura adrenalina.

Outra coisa muito boa nesta pescaria foi a presença da polícia florestal, que abordou nosso barco, verificou as licenças de pesca, viveiros e bolsas. Esta postura é excelente para que os pescadores respeitem a época do defeso. Parabéns para a polícia de Três Marias.

Vídeo da Pescaria:

Vejam as fotos da pescaria abaixo! Vários Dourados entre 2 e 5,5kgs.
























Material Utilizado

Vara Esmeralda 17lbs Intergreen
Carretilha Shimano Curado 200e
Linha power pro 0.28
Lider de Fuocarbono 0.50
Empate de aço flexivel pequeno de 5 a 10 cm

Iscas utilizadas
As iscas com maior produtividade foram as de meia agua, mas também tivemos ações na superficie.
As Rapalas X-Rap 10 tiveram grande produtividade, em qualquer cor.
Bomber 90
Shinner King 90
Big Game 130
Popper Vulcan 90
Amazon King de helice
Jig

Guia de Pesca

Renatinho

(38) 9115-0415
(38) 8831-4108
(38) 9825-4713

Casas para aluguel por temporada, ao lado da ponte da 040, próximas ao Rio São Francisco. O preço é bom, quem tiver interesse liga lah! :D