domingo, 29 de maio de 2011

Surpresas em Três Marias - 18/04/2011

Surpresa em Três Marias

Boa noite, Pessoal.

Aproveitando as férias, resolvi dar um pulo em Três Marias. Dei uma ligada para o Renatinho e marquei a pescaria para os dias 18 e 19/04. Eu estava de férias em Cabo Frio... J
Ele informou que os dourados estavam batendo e que o rio estava com metade da água clara e metade escura. Combinei para ele providenciar tudo necessário que eu levaria somente as varas e iscas artificiais.

Depois de pegar 600 km de estrada no domingo, voltando do Rio de Janeiro, arrumei a tralha e saí segunda feira às 3hs de BH. Cheguei a Três Marias as 5:20hs e tirei belas fotos no posto Mar Doce.




Depois de um rápido café, me dirigi para a casa do Sr. Norberto. Encontrei com ele no portão. J
Sempre que vejo o Sr. Norberto eu fico muito feliz, pois vejo um pescador que realizou o seu sonho e ajuda muito a sua família.

Lah estava o Renatinho arrumando o barco. Novamente deixei tudo por conta dele, somente levei minhas artificiais e minhas varas/carretilhas.

Conforme informado previamente pelo Renatinho, o Rio estava de duas cores: Verde e Marrom. Isso se deve ao fato do Vertedouro da represa estar aberto. Sendo assim, a água que sai de cima da represa no vertedouro (Verde) junta com a água marrom que sai de baixo da represa. É uma cena muito bonita que eu ainda não tinha presenciado.

1a Surpresa

Começamos a pescaria. Renatinho pegou 2 dúzias de piaus para usarmos durante o dia. Começamos a bater na parte de cima da ponte na parte da manha. O dia prometia e o Renatinho emplacou 3 piranhas amarelas já de cara... J

Vertedouro Aberto






Também aproveitamos para bater uns douradinhos na parte clara do rio. Nos divertimos muito, mas não conseguimos tirar nenhum para as fotos. O Renatinho falou que os Dourados estavam batendo muito no final do dia na parte clara do rio. Fiquei muito ansioso... J

Foi ai que aconteceu a primeira surpresa da pescaria. Fecharam o vertedouro e o rio sujou! L
Vários pescadores de tarrafa apareceram e aproveitaram. Tava dando muito peixe!!!
 Verterouro fechando

Verterouro fechando

Verterouro fechado

Para eles foi bom, para mim foi péssimo. Com o rio sujo os dourados não atacam mais os Piaus ... L
Então teríamos que mudar a nossa tática. Passar do piau ao Mandi, fazendo Terrenia. O problema é que eu e nem o Renatinho tínhamos os benditos anzóis 10/0 lisos, para pescar com mandi. Então fizemos uma pausa para o almoço e eu dei um pulo na cidade para pegar 10 anzóis e 10 encastoados. Também peguei dois copos de minhoca com a dona Lucia lah perto da casa do Sr. Norberto. Já com o rio todo sujo, partimos para a pescaria, tentando encontrar onde os peixes estavam... Mas não tivemos sucesso.
L
Parecia que os peixes estavam assustados com a mudança da água no rio.

2ª Surpresa

Continuamos a bater os mandis nas  corredeiras, sem nenhum sucesso. Por volta das 18hs já estava muito cansado e não estava nem conseguindo trabalhar os mandis corretamente... É ai que eu sinto algo estranho na linha. Dei uma fisgada e comecei a recolher. Não estava muito pesado, parecendo que eu pesquei um monte de lodo. Quando meu mandi chega no barco, a grande surpresa!!!!
Eu pesquei uma linha!!!!  :D

E na ponta da linha a minha primeira Curimba pescada em rio!!!! :D   Essa ninguém acredita!!!! :D :D :D



Mas está ai a prova... Peguei uma bela Curimba usando mandi... hihahahahahaha!

Depois dessa, fechamos o primeiro dia com 3 piranhas e uma curimba. J

Mudança de planos - Adaptação

É isso mesmo companheiros. Pescador tem que gostar de adaptação. Pois a arte de pescar requer isso. J
Sempre temos que utilizar uma técnica nova, isca nova, modalidade nova, situações novas e etc. É a arte de enganar e seduzir o peixe e para isso temos que trabalhar.

Como eu estava de férias, não podia parar a pescaria para escolher um dia melhor. Então combinei com o Renatinho, de descer o rio no próximo dia. Acordamos cedo, pegarmos o combustível, minhocas e dois baldes de mandis (60 mandis) e descemos o rio.


Começamos a bater os mandis nas corredeiras. Começamos a topar os peixes somente depois da cachoeira grande. O dia estava muito movimentado, mas os peixes estavam manhosos...  muito manhosos...

Os dourados estavam mordiscando os mandis na corredeira e demorando por volta de 5 minutos para realmente atacar a isca. Era um teste de paciência. Só podemos fisgar o peixe quando ele pesar na vara e não antes.

O Renatinho topou com um pequeno dourado as 10hs.  Olha a foto do bixo:



Depois o Renatinho topou com um maior de 2,5kg. Olha as fotos!!! :D





Topamos com muitos peixes... Mas todos muito manhosos... Perdi várias fisgadas e o Reatinho também!!! :D

Mas como pescaria é persistência, eu fui premiado e topei com meu dourado as 17hs!!!! :D
Um belo dourado com 2kg! Eu fisquei com tanta vontade que o anzol furou a bochecha dele... :(




E com o ultimo mandi do balde eu fisguei mais um dourado!!! 
Mais um douradinho por volta dos seus 1,5kg... J

Depois dessa o Renatinho falou que eu sou o kra!!! :D


E assim fechamos mais uma bela pescaria!!!! 

Homero e Renato
 sr Norberto e Renato
Pessoal pescando na Pedra

Adaptação e persistência!!!
Estas são duas palavras importantíssimas para todos o pescador.

 Pousada Canto do Rio
 Já é a segunda vez que eu fico na pousada canto do rio. Desta vez fiquei em um quarto de casal bem grande.
A Pousada é excelente, e fui muito bem atendido pela Núbia e pelo Fran. A apousada melhora a cada ano. Agora já conta  com campo de futebol e sauna. Café da manha excelente e ótimo atendimento.
Seguem algumas fotos.








Comida em Três Marias

Desta vez jantei no restaurante Pintado na Brasa, no centro da cidade. Cerveja gelada, tira gosto e um peixinho frito!!!





Fica aqui mais um relato.
Abração!