terça-feira, 2 de novembro de 2010

Três Marias - Outubro 3/3

Boa noite, Pessoal.


Segue o último dos 3 relatos que eu estava devendo. E como sempre, deixamos o melhor para o final. :D

Desta vez eu tive a companhia de um grande amigo pescador, o Sidney. Fizemos o planejamento e marcamos a viagem para 01/10.

Reservei novamente um quarto no Hotel Grande lago por dois dias e agendei previamente no Hotel a pescaria com o Argemiro. Também liguei para o Renatinho, o companheiro de sempre e agendei a pescaria no rio.

Plano: Saída de BH as 03:00hs do dia 01/10 para começar a pescaria no lago as 07:00hs. Pescar no lago até as 17hs. Pescar no rio depois das 18:30hs até as 22hs. :D
No sábado dia 02 a pescaria seria de 06:30 até as 21hs... :D
Buscariamos tucunarés no lago e dourados no rio.

1 – Pescaria no Lago 01/10

Como em todas as pescarias começamos a mesma com imprevistos. :D
O Sidney teve problemas no trabalho e não pode folgar no dia 01/10 pela manha. Então combinamos que eu iria normalmente e que ele iria chegar antes da pescaria da noite. Equipamento no carro e parti para a pescaria. Depois de 02:30hs de carro cheguei a Três Marias.

Cheguei no hotel por volta das 06:30, após o café. E ai mais um imprevisto. Tive problemas no hotel pela segunda vez. Da primeira vez eles em Março/10 atrasaram a pescaria pois o barco estava sem combustível. Desta vez, mesmo eu ligando semanalmente e confirmando a pescaria com o Argemiro, o mesmo estava de folga no dia da pescaria. Então tive que ficar aguardando eles arrumarem outro guia.

Bem, fora os imprevistos fomos para a pescaria. Saimos as 07:50hs, com 50minutos de atraso. Desta vez eu levei o GPS e marquei os pontos de pesca para uma próxima vez. Gostei muito de usar o GPS e foi muito fácil.

Coloquei duas x-rap 10 de cores diferentes nas varas e comecei a pinchar. Emprestei outra vara para o meu guia, o Maicon, que é sobrinho do Argemiro. Ele colocou uma isca de meia água também e pinchou algumas vezes.
Não demorou muito e uma Bocuda (traira) atacou a x-rap pegadeira. :D
Ao trazer a garota para o barco, a mesma fugiu... :(
Mas já valeu pela emoção.

Trabalhando mais um pouco as iscas ai voltou outra bocuda! Essa ai grudou e foi para o abraço! Vejam as fotos:



Continuamos trabalhando e então eu senti uma pancada na isca, com uma boa tomada de linha. Gritei: “É ele, é um tucunaré!” Depois de trabalhar um pouco o peixe, percebi que não era o Bocudo... Era novamente uma bocuda de bom tamanho que também saiu para as fotos.



Paramos em alguns pontos para pinchar do barranco. Foi ai que eu estreei a câmera a prova d’água. Escorreguei no barranco e tibum a agua! Olha a situação depois.



Mesmo assim foi bem legal porque tinha muitos alevinos nadando no local. Isso mostra que os peixes estão reproduzindo bem...

Após uma parada para um lanche, e um período sem ações eis que uma bocuda gruda na x-rap palhacinho que o Maicon estava usando. Olha a foto da danada!


Partimos para buscar os bocudos nas pedras e não deu outra: vi uma corrida e uma pancada na isca. Era ele, o Tucunaré. Nem era de grande tamanho, mas é muito bom pescar este peixe! E que tomada de linha inicial!!!! Saiu para a foto!



Continuamos batendo iscas durante um mormaço violento, o lago tava coberto de uma névoa branca. Mas nada mais bateu. Cheguei a ver alguns tucunarés grandes seguindo as iscas, mas sem ataque. Então era hora de tomar uma cerveja!!!!



E foi isso. Novamente uma pescaria de 4 peixes. Eu esperava mais da pescaria no lago por ser setembro onde falaram que era a melhor época. Acho que o fator guia atrabalhou um pouco. O Maicon foi muito bem, mas o Argemiro conhece muitoooo!!!!!!! Então fica difícil de comparar.
Não desisto, e da próxima vez que eu for lah, não deixarei o pessoal do hotel marcar a pescaria pois não está dando certo. Irei marcar diretamente com o Argemiro. Já peguei o telefone dele. :D :D :D

Material Utilizado
Vara Apache II da Flemming de 17lbs com carretilha Daiwa MegaForce;
Vara Hunter Fish de 15 a 30lbs com carretilha Marine Sports Brisa 10000;
Vara Tallus de 10 a 20lbs da Sumax com um molinete marine sports Aluma 2000;
Linhas de mult de 0,20 lbs e líder 040 lbs de fluocarbono.
Iscas Pegadeiras: X-Rap 10 palhacinho e X Rap SureSet 10 cor TOSD;
Observações:
Gostei muito da vara Hunter Fish. Arremessa muito com a Brisa 10000. Infelizmente não pesquei nada com ela mas gostei muito!

2 – Pescaria no rio
As 17hs volto para o Hotel e meu companheiro já havia chegado!!!!! :D
Arrumamos a tralha do rio e partimos para a pescaria.

A pescaria no rio começou conforme combinado as 18hs.
Chegamos na casa do Sr. Norberto e lá estava o Renatinho com tudo pronto. Entramos no barco e Renatinho nos passou 3 encastoados de uns 30cm, com um anzol 10/0 na ponta. :D



O estilo de pescaria a noite seria o seguinte: pegar mandis para fazer Terrenia e fazer rodada nos pontos corretos do rio.
Zarpamos com o Renatinho para pescar os mandis. Foi usado novamente uma linhada de mão com um anzol número 12 e um pequeno chumbo redondo. Chegamos em um ponto com ceva e colocamos uma minhoquinha no anzol e soltamos a linhada até o fundo. Depois disso devemos ficar dando toques no chumbo para ele subir e bater no chão novamente. Isso atrai os mandis. Deve ser utilizado os mandis do tipo branco, de tamanho pequeno.

O mais interessante na pescaria de mandi é que o Renatinho pegava muitos, enquanto eu e o Sidney pegávamos poucos. A experiência do guia nesta pescaria é fundamental.
Tivemos muitas ações de dourados na sexta. A noite estava boa para pesca. Mas é muito difícil ferrar o dourado, o que torna a pescaria um desafio melhor ainda.
Na pesca de rodada com o mandi, as iscas são soltas na água e o barco vai descendo a corredeira. O pescador deve dar toques de ponta de vara para a isca nadar e chiar. Depois de algumas fortes batidas sem que eu conseguisse ferrar nenhum dourado, notei que mesmo com a carretilha Pacifica 400 travada, ao tentar dar a ferrada ela estava soltando um pouco de linha. Então além de preocupar com a hora certa da ferrada, comecei a preocupar com travar a linha no dedo antes de ferrar. Foi tiro e queda: Senti a vara pesando, dei ponta de vara, travei o dedo na linha eeee ... ZAP ... Ferrei e pulou um dourado! Fui trabalhando o bicho e quando ele pulou novante perto do barco, soltou do anzol...
Acontece ... :D

Segue umas fotinhas:

Mandi atacado na cabeça


Pescaria noturna



Estavamos muito cançados na sexta, e voltamos para a casa do Sr. Norberto as 23hs.
Mesmo sem termos pescado nada, foi uma ótima pescaria. Várias ações!!!! Isso só despertou mais a nossa imaginação para o próximo dia. :D Chegamos mortos no hotel. Foi possível só tomar um banho, comer um sanduba e cair na cama ... :D

Acordamos as 5:30hs com o celular despertando... Mortos!!!! :D
Arrumamos a tralha, tomamos um excelente café no hotel e partimos para a pescaria. (O café é normalmente servido as 6:30hs, mas eu pedi para o pessoal adiantar um pouco...) Notamos que choveu a noite pois tudo estava molhado, :D, mas não vimos chuva...

Chegamos na casa do Sr.Norberto as 06:50hs e o Renatinho já foi soltando: “Homero, choveu a noite e a água do rio Abaeté sujou. Vamos para lah! Antes, precisamos passar no posto para pegar gasolina.”. Fomos no posto e enchemos 2 galões de 20lts, mais dois vidros de óleo náutico = R$122,00.

Partimos para a pescaria. O dia estava muito nublado. Depois de passarmos a cachoeira grande, o Renato parou o barco e falou: “Pessoal, coloca a capa de chuva que vamos pegar chuva lah na frente.”. E adivinha, o Sidney esqueceu a capa ... :D ... Tá parecendo o Pedrinho... :D

Eu e o Renatinho devidamente de capas e o Sidney usando um saco de lixo azul no peito ... hihahahaahah! Me senti um motoqueiro na chuva: O renatinho tocando o barco a uns 50 km/h (medido no GPS) e a chuva batendo forte pois eu estava na ponta do barco... :D
Depois de muita chuva e uma descida de 1h, chegamos no rio Abaeté. Parou de chover e tentamos pegar mandis no rio que estava sujo. Só no Renatinho estava conseguindo pescar os danados!!! Tenso!

Depois de pegarmos alguns mandis, começamos a fazer a rodada. Peguei a vara de ponta grossa e coloquei a carretinha nela. Alem disso, levei um afiador de anzóis que foi muito utilizado por mim, pois na pescaria os anzóis batem em pedras e podem ficar ruins. Então afiar os anzóis é muito bom.

Depois de algum tempo rodando, senti aquela puxada! Coração a mil! Ponta de vara, dedo na linha e fizgada! A 20mts salta o Dourado! Trabalho o menino e o Sidney se encarrega de passar o puçá devidamente! Show de bola as fotos, e comemoramos nosso primeiro dourado da pescaria de 2,5kg.




Gostamos do ponto e continuamos a pescaria. Foi ai que aconteceu o momento mais legal. O Sidney sentiu a vara puxando e deu uma fisgada, a uns 15mts do barco pulou um douradinho de uns 800g ... Eu já estava preparando para rir quando pulou um dourado de uns 5kg e abocanhou o menor, brigando pela isca, foi uma tomada de linha fenomenal em direção ao meio do rio e quando Sidney ia aliviar a fricção da carretilha escutamos aquele estalado seco: Tek! A linha arrebentou. Ele estava usando uma linha fina 0,35mm de monofilamento sem líder que não resistiu a uma rabada ou encostar eu outra parte do peixe. Foi uma pena, mas ficamos muito animados pois os dourados estavam comendo.


Descemos um pouco mais o rio para pescar mais mandis em um córrego. Tinha congestionamento de barcos no córrego de 5 mts de largura :D.



Conseguimos pegar muitos mandis. Antes de voltarmos para a pescaria paramos para aquele mijão, esticar as pernas e fazer um lanche.

Vejam algumas fotos do rio no encontro das aguas turvas do Abaete com as aguas claras do rio São Francisco.




Começamos a rodar novamente com vários ataque mais nenhuma fisgada. Foi então que eu senti aquela batida na isca, dei ponta de vara calmamente e tasquei aquela fisgada! Mas fugiu ... :D Ai o Sidney virou e falou: “kra, vc fez tudo certo. Se fosse eu tinha fisgado até antes.... :D”. Recolhi a linha e passei o anzol para o Renatinho colocar uma isca.
Foi ai que aconteceu!!!! Renatinho com a vara dele presa a perna enquanto colocava um mandi no meu anzol. Ai ele larga meu anzol e o mandi e grita: “É Dourado!”. Ele segura a vara dele e antes mesmo dele fisgar o peixe deu um pulo a 15mts do barco! Deu duas fisgadas e o bicho tava ferrado! Ai o vídeo explica tudo, é só dar play! Dourado de 4kg!






Continuamos a nossa rodada ansiosos e felizes. Novamente eu tenho uma ação na minha vara. Depois da quela ferrada, salta mais um dourado. No segundo salto ele cospe a isca e o anzol e não sai para foto novamente... :D

Rodamos mais um pouco e as 16:40hs voltamos para a casa do Sr. Norberto para razer a rodada noturna na parte de cima do rio. Para quem não conhece o Renatinho e a cachoeira grande, fica ai um vídeo da subida da cachoeira.


Tivemos a sorte de encontrar o Sr. Norberto. Pude mostrar para ele o vídeo do Renatinho tirando o dourado. Ele e o Renatinho estavam muito felizes. :D:D:D
Voltamos para o rio e fizemos a rodada e a noite estava muito escura. O volume de ações na rodada noturna de sábado foi menor. Mesmo assim depois de perder algumas fisgadas, consigo ferrar mais um douradinho de 1,5kg ... Esse saiu para as fotos! :D


Voltamos as 22hs para a casa do Sr. Norberto. Estávamos cansados, mas felizes, foi uma ótima pescaria. Tiramos mais uma foto com o Renatinho.





Fechamos uma excelente pescaria. Eu tive muitas ações. Estou seguro que um bom equipamento é essencial. A linha de multifilamento, líder, encastoado e anzol afiado foram essenciais para o sucesso.

Saimos da casa do sr. Norberto e fomos jantar no restaurante rei do peixe.



Na volta para BH, passamos no restaurante Linguiça da Bete, em Paraopeba para comprar uma deliciosa linquiça de lombo. Recomendo muiiittoooo!!!!



E é isso ai pessoal. Nos vemos na próxima!!!!!